Introdução
- É quem executa alguma função nas áreas administrativas complexas e de grande responsabilidade.
- É o profissional que exerce cargo de liderança no nível empresarial.
- Isto é, dirige uma empresa, fazendo cumprir suas diretrizes, promovendo desenvolvimento social, financeiro e econômico, tendo como objetivo o lucro e modernização da empresa.
- Globalização, informatização e reengenharia das empresas.
- Todos esses processos estão levando cada vez mais um número grande de pessoas a sentir uma necessidade de ter uma segunda atividade econômica.
- Os sistemas de distribuição no mundo estão mudando com a tecnologia e cada vez mais as pessoas estão recusando atravessadores para não encarecer os produtos.
- Dentro do mundo globalizado, as vendas diretas vêm apresentando um crescimento em todo o mundo, oferecendo uma oportunidade de negócios com baixo investimento, horário flexível e sem limite de fronteiras.
- Por exemplo, o mercado está cheio de revendedores e distribuidores independentes, com uma visão empreendedora, prontas para alavancar grandes rendas.
Obs: A palavra executivo significa: designado a, quem executa ou põe em execução. Origina-se do latim “executio”: realização, cumprimento de algo.
Veja Sobre a História e Evolução da Carreira de Executivo
Esse papel surgiu no século XVI, num momento em que as empresas cresciam muito e em pouco tempo se tornaram uma sociedade anônima, criando a necessidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de administrar a empresa. A função mais importante na época era manter a comunicação entre patrão e trabalhadores. No século XIX o executivo ganha mais prestígio. Foi quando tiveram mais liberdade para usar suas habilidades sem envolver o dono em suas decisões (o que era comum na época).Perfil do Executivo
- As qualificações técnicas básicas hoje se assemelham cada vez mais entre si.
- Logo, alguns traços pessoais que não constam no currículo estão sendo muito valorizados.
- Características como criatividade e a capacidade de criar soluções estruturadas a partir de situações preexistentes.
- Inspirar os outros é outra qualidade prezada.
- Não adianta apenas “mandar” fazer, é preciso criar condições para isso, desenvolver times, liderar ao invés de apenas chefiar.
- Comunicar-se bem é requisito fundamental.
- Deve ter também capacidade de ouvir e entender as pessoas e o que está à sua volta.
- Não é preciso ter formação acadêmica em administração para ser um executivo.
- A maioria dos executivos se especializou depois de se formarem.
- É necessário dominar o ambiente político e técnico de uma empresa.
- Se a pessoa não conhece como as coisas funcionam, terá dificuldade em gerenciar processos.
- Um caminho para quem está começando é na área técnica.
- São eles que fazem as coisas acontecerem no dia a dia da empresa.
- Com o tempo e novas oportunidades de carreira, o profissional pode escolher continuar se especializando em sua área técnica ou se vai migrando para áreas mais administrativas.
- Portanto o executivo vai sendo formando ao longo dos anos.
- Quando as responsabilidades já estiverem sendo direcionadas para a área administrativa, é recomendado fazer uma especialização em administração.
- Os executivos não podem se acomodar, devem se questionar sempre se seu segmento ainda continua lucrativo ou se devem partir para outro nicho de mercado.
- O executivo precisa conhecer o nível de aceitação de seu produto no mercado, se oferece boa margem relativa de lucratividade e quais as condições de sobrevivência em função da competitividade.
- É preciso conhecer a concorrência e questionar sempre.
- O executivo não pode deixar se acomodar.
- A facilidade da remarcação de preços, permitindo-o ganhar quanto quiser e as distorções inflacionárias o fizeram esquecer o que é ser executivo.
- Sua função é ser responsável pelo funcionamento da empresa, convivendo com riscos e os vencendo, gerando lucro.
- É ser impulsionado a concretizar ideias e planos.
Questionar-se sempre
Obs: Conviver com riscos – Por exemplo, se as tecnologias que estão chegando vão eliminar seu produto ou se elas vêm para ajudar, necessitando uma melhora tecnológica ou automatização do processo.