O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta segunda-feira, 19 de março, o acesso às notas dos treineiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e o espelho da correção da redação de todos os participantes.
São considerados treineiros os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e que fizeram as provas apenas para saber como está o nível de conhecimento deles. Conforme números do Inep, dos mais de 6,7 milhões de inscritos no Enem 2017, 523.417 foram treineiros.
O desempenho dos demais participantes do Enem foi divulgado no dia 18 de janeiro. Eles puderam usar essas notas para se inscrever em programas como SiSU, ProUni e Fies.
As provas do Enem 2017 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Os candidatos produziram uma redação e responderam 180 questões objetivas de Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Espelho da redação
O Inep também divulgou hoje o espelho da redação do Enem 2017 para todos os participantes. O espelho está disponível apenas para consulta, não sendo permitido apresentar recursos.
Os candidatos fizeram a redação no primeiro dia de provas, em 5 de novembro. O tema foi “Desafio para Formação Educacional de Surdos no Brasil”. Alguns estudantes consideraram o assunto complexo por tratar de um problema que atinge uma parcela específica da população.
Do total de pessoas que fizeram a redação, apenas 53 tiraram nota mil no texto. No Enem 2016, foram 77 e, no Enem 2015, 104 tiveram desempenho máximo no texto.
Enem 2018
Conforme o cronograma liberado pelo Inep, as inscrições para o Enem 2018 poderão ser feitas de 7 a 18 de maio. As provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro. O Edital, com todas as informações, deve sair nesta quarta-feira (21).