Uma das perguntas que mais causam nervosismo nos candidatos é sobre a pretensão salarial. Afinal, será que você deveria abaixar sua proposta para agradar o recrutador e conseguir a vaga? Ou corre o risco de o salário não ser suficiente e ficar no prejuízo? Veja abaixo o que considerar na hora de responder sobre sua pretensão salarial sem que isso signifique piora na sua qualidade de vida:
Pesquise a faixa salarial
Antes de informar a pretensão salarial, pesquise a média para seu cargo. Considere também o porte da empresa para a qual está se candidatando. Isso porque empresas pequenas terão salários menores quando comparados aos de empresas de grande porte.
Considere seu tempo de experiência
Outro ponto a se considerar é o seu tempo de contribuição para o cargo que deseja. Se você está começando agora, provavelmente seu salário será menor no início. Pessoas com experiência relevante e ativas no mercado de trabalho podem pedir por um salário acima da média.
Avalie suas necessidades
Calcule o gasto mensal que você tem com despesas da casa e de lazer antes de decidir por um valor. Morar em cidades grandes, por exemplo, implicará um custo de vida maior do que em uma cidade de interior. Mude o valor do salário de acordo com o que você necessita para viver bem onde você mora.
Leia a descrição da vaga
Um fator que pode mudar o quanto você deve pedir de salário são as atividades que você terá dentro da empresa. Observe se terá que realizar trabalho a mais do que é habitual do seu cargo e o tempo que seria consumido nessa nova posição. Se essas obrigações exigirem mais motivação e tempo trabalhando, aumente um pouco o valor a ser negociado.
Mantenha seu valor
Se após esses passos você notou que precisaria de um valor que sente receio de o empregador não aceitar, não diminua, desde que esteja na média. Você pode sentir que deve abaixar para o mínimo ou menos, mas essa é uma atitude que pode causar mais prejuízo do que o contrário.
Isso porque se você conseguir a vaga, irá se frustrar rapidamente com a falta de dinheiro para administrar seu custo de vida atual e poderá buscar por emprego novamente. E nenhuma empresa quer candidatos que vão sair rapidamente da posição que ocuparam, já que será uma nova despesa.