No mercado de trabalho é comum nos depararmos com situações em que falar em público é necessário. Para muitas pessoas esse pode ser um momento de extremo nervosismo, mas saber falar em público exige treinamento e algumas técnicas, como desenvolver a capacidade de retórica e ter uma boa oratória. Você sabe a diferença entre estes termos? Neste post você vai entender as semelhanças e diferenças entre eles e como podem te ajudar.
Você sabe o que é retórica?
Retórica é a capacidade de falar bem e saber convencer o outro, ser eloquente. Ou seja, é uma técnica utilizada quando se deseja cativar outras pessoas e convencê-las de uma ideia diferente da delas. Essa habilidade não está necessariamente ligada a saber falar em grupo, uma vez que o uso da retórica pode ser utilizada em uma conversa entre duas pessoas.
A ideia de retórica surgiu no século V a.C., na Sicília, e foi levada para a Grécia. Por lá, ganhou extrema importância, foi estudada e desenvolvida.
Nos dias atuais, essa habilidade é muito usada por políticos para convencer eleitores de que ele é a melhor opção para representá-los. No campo do direito, essa técnica também é bem comum, uma vez que é necessário defender os direitos de outras pessoas. Vendedores e profissionais de marketing também precisam ter a retórica desenvolvida para vender seus produtos.
E a oratória, o que é?
A oratória está ligada à habilidade de saber falar bem em público, de maneira clara, objetiva e eficaz. Diferente da retórica, este conceito não tem relação com convencer o outro, mas sim fazer uma boa comunicação.
Sua origem também é datada do século V a.C., e no início era considerada um dom que aqueles pertencentes a classes sociais mais altas tinham. Isso mudou quando filósofos passaram a estudar os conceitos de oratória e classificá-la como uma habilidade capaz de ser desenvolvida, e não apenas um dom.
BÔNUS
Nós reunimos algumas dicas para desenvolver as habilidades de retórica e oratória:
Retórica
- Conheça o público e adapte a linguagem. Para diferentes grupos existem diferentes maneiras de falar.
- Organize sua apresentação. Não deixe parecer para o público que suas ideias são jogadas e sem sentido.
- Esteja aberto ao debate. Isso demonstra que você é flexível e se importa com a opinião de quem está ouvindo.
Oratória
- Tenha propriedade sobre o que está falando. Isso passa credibilidade para quem está ouvindo.
- Mantenha contato visual com os ouvintes. Quem está ouvindo vai se sentir notado e participante da comunicação.
- Invista na linguagem corporal. Saber se portar e gesticular mantém seu público focado.
Embora sejam termos com pequenas diferenças, retórica e oratória se completam na hora de construir falas boas e convincentes. Se você gostou deste post, aproveite a visita ao nosso blog e confira outros textos que podem ajudar você a continuar crescendo cada vez mais no universo profissional.