O começo de mais um ano pode te trazer novos desafios, como por exemplo, iniciar um novo emprego. E isso pode gerar muitas dúvidas a respeito do que fazer e de como se comportar. Para te ajudar a driblar as incertezas e a ansiedade, vamos te dar dicas de ações práticas e de cuidados que você deve ter quando iniciar sua carreira em uma nova empresa.
Conheça a empresa
Você já deve ter algumas informações básicas da empresa em que você vai começar a trabalhar, não é mesmo? Antes de seu primeiro dia, pesquise um pouco mais, saiba quem são os clientes, o segmento exato em que a empresa atua, e veja se há avaliações sobre ela em sites como o LinkedIn, por exemplo.
Não se atrase
Saia de casa com antecedência para não correr o risco de se atrasar, principalmente no seu primeiro dia. Ser pontual passa a impressão de que você é uma pessoa organizada e responsável. Essa dica não serve apenas para o seu início na empresa. Esteja sempre dentro do horário e, caso haja algum imprevisto, avise seus colegas e superiores que você chegará atrasado.
Seja cauteloso
Contenha a empolgação, a ansiedade e o nervosismo do começo. Claro que demonstrar que está animado para começar a trabalhar numa nova empresa é bom, mas tome cuidado para não ser exagerado ou inconveniente.
Observe tudo
No começo é natural ficar perdido com as novas mudanças, o estilo de trabalho, os colegas novos e a dinâmica do serviço. Tente observar o máximo de coisas que puder para criar a sua rotina e o seu estilo de trabalho, além de lembrar os nomes das pessoas com quem você trabalhará de maneira mais próxima.
Não tenha medo de perguntar
As dúvidas fazem parte de qualquer começo de ciclo, então é natural que você tenha muitas delas! Não tenha medo ou fique com vergonha de perguntar. Tirar as dúvidas mostra aos seus colegas e gestores que você quer aprender o máximo de coisas possíveis para cumprir com as suas obrigações.
Caso você tenha liberdade com algum colega, veja se você pode recorrer a ele quando tiver dúvidas menores ou simples de serem resolvidas. Assim você evita chamar o seu gestor a cada momento e vai criando mais intimidade com os seus colegas.
Educação em primeiro lugar!
Essa dica é óbvia e fundamental em qualquer ocasião! Não importa o cargo que irá ocupar, sempre trate seus colegas com respeito e educação. No começo, você dependerá muito deles para aprender as suas funções, portanto seja gentil e mantenha a boa convivência.
Não compare
No começo do novo emprego, você encontrará situações diferentes das a que estava acostumado, então as comparações entre as empresas podem aparecer. Caso aconteça, guarde-as para você, uma vez que o comentário pode ser visto de forma negativa ou gerar uma situação constrangedora entre seus novos colegas.
Cuidado com o que for falar
Nos momentos de interação com seus colegas, tome cuidado com o que você vai falar, já que você ainda não os conhece bem e alguns assuntos podem ser delicados para eles. Evite falar sobre política, futebol e religião para não acabar ofendendo ninguém ou criando inimizades por conta de opiniões diferentes.
Acredite em você
Até pegar o jeito do trabalho na nova empresa, pode ser que você se sinta desanimado com as dificuldades. Mas não se abale e lembre-se de que não é à toa que você foi contratado, portanto é totalmente capaz de aprender as novas funções.
Agora que você já conferiu nossas dicas, está na hora de respirar fundo e se dedicar ao novo emprego.
Veja outros textos sobre mercado de trabalho em nosso blog.